Mensagens que falam ao coração!

Artikel Terbaru

Tenda da Revelação

LEITURA: Rute 01

Rute
1:1 E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
1:2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
1:3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
1:4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
1:5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
1:6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
1:7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
1:8 Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
1:9 O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
1:10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
1:11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
1:12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
1:13 Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.
1:14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
1:15 Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
1:16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
1:17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
1:18 Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.
1:19 Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?
1:20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
1:21 Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
1:22 Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.


                                                               Conheça Deus

O livro de Rute, especificamente no capítulo 1, apresenta Noemi, de Belém de Judá, casada com Elimeleque. E nos dias que Israel não possuía rei e sim os juizes que julgavam naquele tempo, Elimeque saiu juntamente com sua esposa a peregrinar nos campos de Moabe, já que em Belém de Judá havia fome. Este casal tiveram dois filhos, os quais a Bíblia releva os seus nomes: Malom e Quilom.

Quando aquele casal estava em Moabe, Elimeleque morreu, restando para a Noemi os seus filhos, que posteriormente casaram se com mulheres moabitas; uma chamava Orfa e a outra Rute.
Passando o tempo, venho mais uma decepção para Noemi, pois agora perde os seus dois filhos que eram para ela o seu consolo desde o momento que o seu esposo faleceu. Para aquela mulher apenas restou suas noras para ajuda-ló no momento tão difícil como este. E ouvindo ela em Moabe, a respeito que Deus tinha visitado o seu povo (ou seja, Belém de Judá), dando lhe pão, suprindo a necessidade, direcionou se para lá. Entretanto esta não quis que suas noras fossem juntas, pois não queria ser impedimento para Orfa e Rute acharem cada uma, um novo marido. Reconhecia que as noras foram benevolentes com seus filhos quando estavam vivos e com ela também, mas jamais desejaria impedir de que estas construíssem um novo lar.

Rute foi diferente, logo quando declarou para sua sogra Noemi: "...o teu Deus é o meu Deus". Estava realmente decidida que o melhor caminho a seguir, era acompanhar a sogra, em vez de voltar para trás, seguindo a direção que lhe foi ordenada a fazer. Preferiu estar em uma outra terra, a terra de Noemi, do que ficar em Moabe. Porém, esta história revela algumas coisas que poderia fazer Rute não tomar tal atitude. E quais foram? Vamos analisarmos claramente isso. Primeiro, vemos Noemi dizer que o Senhor havia descarregado a mão contra ela, e depois disse que o Todo-Poderoso deu-lhe grande amargura. E pela razão de ter partida cheia e voltada vazia para sua terra - que em sua perceptiva foi o Criador que fez tal coisa - conclui que o Senhor só tinha feito mal para com ela.

Rute poderia ficar transtornada com as palavras negativas da sogra, e assim jamais tomaria a iniciativa de seguir o Deus de Noemi, pensando no pior que viria na frente; ou pelo menos se arrependeria futuramente da escolha feita. Mas não, não foi o que aconteceu... O que aconteceu foi que Rute manteve se firme e não se abalou com nada, demonstrando a sua fé no Deus de Noemi, coisa que a própria Noemi demonstrava não ter. Ou seja, Rute viu o valor de ter este Deus em seu coração, enquanto sua sogra não reconhecia o Deus que tinha, que estava ao seu lado. Noemi também não parou para pensar, que a sua nora era enviada pelo próprio Senhor para ajudá-la. Pois como Rute decidiu ir para uma terra diferente da sua, vendo tudo que sua sogra enfrentava? Não parece ser estranho isso? Porém, quero te dizer que o que moveu aquela moabita seguir até Belém de Judá, não foi fruto do acaso, e sim porque o Todo-Poderoso tocou-lhe em seu interior, e esta não endureceu o seu coração para este chamado divino. Do contrário, das palavras que Rute disse (nos versículo 16 e 17), jamais declararia com tanta veemência, "o teu Deus é o meu Deus". E aí, compreendermos de forma mais profunda, que a atitude dessa moabita de morar em uma terra estrangeira, não estava somente condicionado pelo afetuoso amor por Noemi, mas também pelo amor que brotou por este Deus verdadeiro.  

Que eu e você entendamos, que o Senhor não nos tem desamparado. Ele não se tornou infiel com sua palavra, ao dizer: "não te deixarei nem te desampararei" (Josué 1:5). O que muitas das vezes ocorre é que nós não notamos o valor desse Deus, e que Ele está presente em qualquer momento, mesmo quando passamos pelas águas e o fogo (Isaías 43:2). Que os nossos olhos espirituais sejam abertos, e notamos sua infalível presença (2 Reis 6:15-17). Concluo esta mensagem dizendo, que tantos em sua volta querem ter o Deus que você tem, e tantas vezes você mesmo não reconhece o Deus que tem.

Você também pode conferir (Em Breve)

0 comments: